CÂNCER FAMILIAR: CASO VOCÊ TENHA VÁRIOS CASOS DE CÂNCER NA FAMÍLIA E EM VÁRIAS GERAÇÕES, COMO A GENÉTICA PODE TE AJUDAR
Como a genética pode ajudar em casos de câncer familiar?
O que poucas pessoas sabem é que cerca de 5 a 10% dos casos de câncer se concentram em algumas famílias e apresentam forte influência genética. Eles são chamados de câncer familiar ou, erroneamente, câncer hereditário, podendo vir do lado da mãe ou do pai, e também podem se manifestar nas gerações seguintes.
Embora a porcentagem de casos possa parecer pouca, devemos lembrar que existem milhares de novos pacientes de câncer todos os dias, e por isso o câncer familiar afeta diversas pessoas. Para nós, que trabalhamos para uma prática personalizada e assertiva, você ou alguém que você ama é 100%. Você é único.
Se a família apresenta muitos casos de câncer entre seus membros, é possível que eles estejam compartilhando genótipos que facilitam o aparecimento dessa doença. O câncer familiar pode ter um alto índice de desenvolvimento dentro da família e geralmente aparece em uma idade precoce. Em famílias que sofrem com essa doença, é comum que o câncer seja do mesmo tipo em várias pessoas, ou de vários tipos diferentes em grande número numa mesma família. Assim, um exame genético é essencial para confirmar essa suspeita e auxiliar o profissional da saúde a elaborar o melhor tratamento para predição e prevenção.
Embora, em alguns casos a influência genética seja muito importante, na maioria das vezes não é um risco de 100%, dependerá muito do seu estilo de vida. Quanto antes você conhecer o seu risco e de seus familiares mais cedo você poderá trabalhar na prevenção.
Portanto, se você tem suspeitas que sua família possa estar sofrendo com câncer familiar, o mais recomendado é realizar um exame genético para obter uma resposta segura e auxiliar você e o profissional de saúde que lhe acompanha. Invista em Prevenção!