Genética e Neurotransmissores - Parte 2

Genética e Neurotransmissores - Parte 2

Perfil de Genotipagem para Metabolismo de um carbono

Gene SHMT

               O metabolismo de um carbono é essencial para a síntese de vários constituintes celulares necessários para o crescimento celular. A enzima serina hidroximetiltransferase (SHMT), apresenta papel chave para este processo, pois catalisa a conversão de serina e glicina, que possuem importante papel na síntese e metabolismo de neurotransmissores.

Além disso, regula a atividade de S-adenosil metionina (SAM) e converte tetrahidrofolato em 5,10-metileno tetrahidrofolato.. A vitamina B-6 é um cofator obrigatório para a atividade de SHMT.

O gene SHMT, que codifica a enzima SHMT, possui vários polimorfismos (variantes genéticas), entre eles o rs1079277 – C1420T, cujo alelo T leva a menor eficiência enzimática, comprometimento do metabolismo de um carbono e de várias funções celulares, com consequente implicações na saúde como aumento dos níveis de danos no DNA, o que pode acarretar maior risco de diversos tipos de câncer,  menor eficiência das  reações de metilação (inibição da metilação) e competição com MTHFR. Quando combinados com genótipos de risco do gene MTHFR, os genótipos de risco de SHMT podem estar associados a homocisteína plasmática elevada, o que  aumenta o risco de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, demência   e doença de Alzheimer.

Efeitos acumulativos dependem dos níveis de vitaminas B e folato.O risco materno para filhos portadores de síndrome de Down também é aumentado em portadoras de genótipos  de risco do gene SHMT. Indivíduos homozigotos TT podem apresentarmaior risco de câncer colorretal em casos de deficiência de folato. Entretanto, há evidências que o alelo C possa apresentar efeito protetor,levando, por exemplo,  a menor risco de câncer e autismo. Implicações Terapêuticas  

               Ingestão personalizada de, folato, betaína,B-6 e B-12 (portadores do genótipo TT apresentam  maiores necessidades), para fornecer níveis adequados de  co-fatores para o processo de metilação; monitorar os níveis de homocisteína e as vias de metilação; minimizar o risco de câncer através de estilo de vida saudável.

O gene SHMT é um dos nossos genes analisados no nosso perfil de genotipagem para metabolismo do folato.

Previna-se!

Saiba mais: 08000011223

www.multigene.med.br