Colágeno: 20 maneiras essenciais de aumentar a proteína

Nada é tão sagrado para a beleza quanto o colágeno. Estimulá-la é o mais importante para evitar flacidez e rugas. Descubra o que é essencial, altamente recomendado para ter uma boa constituição proteica!

Ter células unidas resulta em uma aparência mais jovem, que vem de uma proteína que você já ouviu falar antes: colágeno. “O colágeno promove a firmeza e elasticidade da nossa pele. Por isso, atua na prevenção do aparecimento de estrias e rugas, além de ser essencial para promover cabelos e unhas saudáveis.O colágeno é um conjunto de aminoácidos. Está naturalmente presente em nosso corpo, sendo sintetizado intracelularmente em pequenas porções e exportado para fora da célula. Essa proteína tem importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas. No caso da nossa pele, o colágeno é o principal responsável pela sua firmeza e elasticidade" , explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

"Ele é sintetizado pelos fibroblastos, células da pele responsáveis ​​por sua produção e, para para que funcione corretamente, sofre reações químicas" ,Dr. Abdo Salomão, também membro da associação.

No entanto, com a idade, a produção natural dessa proteína diminui gradativamente e até perdemos parte do colágeno produzido. “Por volta dos 40 anos já temos uma pequena diminuição nessa produção, começamos a perder cerca de 1% de colágeno por ano e, nos primeiros cinco anos da menopausa, essa perda pode chegar até 30%. na flacidez da pele, aparecimento de rugas, perda de vigor e desidratação" , explica Dra. Patrícia. “Por esse motivo, muitas pessoas buscam formas eficazes de recuperar os níveis de colágeno na pele, seja por meio do uso de produtos, suplementos ou tecnologias e técnicas para potencializá-lo . ”Dr. Mário Farinazzo .

Abaixo, consultamos vários especialistas para oferecer 20 maneiras de preservar ou aumentar o colágeno em sua pele.

protetor solar

Existem vários tratamentos para potencializar o colágeno, sendo o primeiro e nunca sair sem protetor solar . O sol degrada o colágeno!

O protetor solar é vital para a prevenção do câncer de pele - mas também para manter a pele jovem, firme e elástica, como explica o dermatologista Dr Daniel Cassiano ''Devemos ter o hábito de usar protetor solar: c é o creme anti-idade mais eficaz' .

Uma proteção natural da pele está presente em todas as camadas da pele, preservando também esta proteína. "A aplicação é estratégica para o sucesso da fotoproteção. Conforme já demonstrado, estudos para determinação do FPS e do PPD-UVA comprovaram que é necessário um intervalo de 15 minutos entre a aplicação do produto e o início da exposição ao sol" , especifica o médico.

 

Reaplicar ao longo do dia

Embora muitos produtos indiquem no rótulo que têm proteção de longo prazo contra a exposição ao sol, os médicos sempre recomendam a reaplicação. “Essa ação deve ser feita a cada duas horas após um banho de mar e piscina, pois também tendemos a passar mais as mãos no rosto ou no corpo, o que ajuda a remover o filtro. Ao reaplicar o produto, garantimos uma pele protegida” , diz a Dra. Patrícia Mafra.

 

Use adereços para bloquear os raios do sol

A estratégia mais importante para manter a pele jovem é protegê-la, e não apenas com protetor solar. Especialmente para pessoas com tipos de pele mais frágeis e sensíveis, o uso (e abuso) de protetor solar é mais do que recomendado, mas é bom lembrar dos acessórios: “Pode-se usar óculos, chapéu e roupas com proteção UV. sol entre 9h e 16h” , explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.

 

Adicione proteína ao seu prato

A Dra. Marcella Garcez, MD, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrilogia, explica que a pele precisa de uma boa oferta de proteína para manter o tônus ​​e renovar suas estruturas celulares: "Alimentos fontes de proteínas como carnes, ovos, laticínios e os vegetais são importantes para fornecer os aminoácidos necessários ”, diz ela. Também devemos ter cuidado com dietas muito restritivas: "Além do déficit calórico, o déficit proteico e a baixa ingestão hídrica são os fatores dietéticos que têm o impacto negativo mais rápido nas estruturas cutâneas" , explica.

 
 
 
Consultar médicos

Cirurgiões plásticos e dermatologistas podem ser de grande ajuda na indicação de tratamentos para estimular e aumentar o colágeno na pele. "Há muita curiosidade sobre os melhores tratamentos para reduzir as rugas. Existem métodos aprovados, que estão entre os mais populares ", diz a Dra. Roberta Padovan.

 

Encha-se de antioxidantes

 

As bactérias quebram o colágeno. E é por isso que há muitos benefícios em encher metade do seu prato com folhas e vegetais ou aumentar a ingestão de frutas, porque uma dieta rica em antioxidantes pode ajudar a prevenir danos causados ​​pelos micróbios que degradam o colágeno. "Uma alimentação balanceada é um dos principais elementos que ajuda a deixar a pele bonita, jovem e hidratada. São os alimentos que você come regularmente que definem a aparência e a qualidade do seu tecido cutâneo, não só em um mês, mas também em um ano, dois ou mais.Os alimentos com perfil antioxidante são uma das principais formas de prevenir o envelhecimento,", diz o nutricionista Dr. Juliano Burckhardt.

Adicione retinóides à sua rotina de cuidados com a pele

Eles são o que chamamos de "padrão ouro" para reduzir rugas em casa. “Elas são derivadas da vitamina A, por isso estimulam a renovação celular e aumentam a produção de colágeno, reduzindo o aparecimento de rugas ”, afirma a Dra. Roberta Padovan. Retinóide é o termo abrangente para todos esses derivados, incluindo retinol, que você pode encontrar em produtos de venda livre, e ácido retinóico, disponível mediante receita médica. Em todos os casos, a consulta com um médico é essencial para reduzir o risco de irritação e vermelhidão.

 

Proteja o colágeno com antioxidantes

Eles são importantes em pratos, mas também aplicados topicamente na pele. Os antioxidantes são verdadeiros defensores e trabalham para neutralizar os telômeros que danificam o colágeno e as células da pele. Segundo a Dra. Roberta Padovan “Além disso, eles também aumentam a produção de colágeno. Para obter a máxima proteção, você pode aplicá-lo antes do protetor solar para fortalecer suas defesas” , especifica o médico. "Vitamina C, ácido ferúlico, niacinamida e resveratrol são ótimos para a construção de colágeno ", segundo o Dr. Daniel Cassiano.

O resveratrol, por exemplo, além de fornecer poder antioxidante, também ilumina e rejuvenesce a pele. Novidade é o idêntico resveratrol mimético natural com alto desempenho, potente capacidade antioxidante e propriedades multifuncionais de clareamento da pele, encontrado no Anti-Aging Complex Gel-Cream, um hidratante antienvelhecimento desenvolvido pela And at Cosmetic que possui uma associação de ativos biotecnológicos que atuam em sinergia para prevenir os danos causados ​​pelos radicais livres, aumentar a quantidade de fibras de colágeno e elastina e melhorar a densidade e integridade da pele, ajudando a restaurar a firmeza e elasticidade, reduzindo o aparecimento de imperfeições, favorecendo uma ação de preenchimento de rugas e dando luminosidade ao tecido cutâneo.

Aposte em peptídeos e biopeptídeos

 

Os peptídeos são uma cadeia curta de aminoácidos que servem como blocos de construção das proteínas. Eles têm várias ações. Um dos novos expoentes dessa estratégia no mercado é o Complexo Telomerase, uma mistura de biopeptídeos miméticos, presente no Be Ageless, o soro antienvelhecimento da Be Belle. “Ele é capaz de atuar precisamente nos telômeros, que são a chave do envelhecimento, para protegê-los e reverter os danos ao DNA, prolongando a longevidade das células, restaurando os níveis de colágeno e retardando o processo de envelhecimento, o que resulta em uma melhora nos sinais do envelhecimento, como rugas, imperfeições e flacidez, e a recuperação da firmeza, luminosidade e contorno do rosto, com efeito tensor,, sublinha Ludmila Bonelli, diretora científica especializada da Be Belle.

Concentre-se em injeções

Atacando diretamente no alvo, essa é a ideia das injeções, elas podem ser utilizadas como principais estratégias de rejuvenescimento e na produção de colágeno. "Diferentemente dos suplementos e cremes de colágeno, os bioestimuladores vão estimular a produção natural de colágeno do organismo, dessa forma, o colágeno é realmente produzido onde precisa ser. Além disso, os bioestimuladores são muito seguros ", explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo. Os mais famosos são Sculptra, Radiesse e Ellanse. Há também opções como usar a própria gordura do corpo para rejuvenescer a pele, procedimento conhecido como enxerto de gordura.“Como a gordura pertence ao paciente, a técnica é biocompatível e não há risco de rejeição. E, embora cerca de 50% do material enxertado possa ser absorvido pelo organismo, o restante é repleto de células-tronco para melhorar a qualidade e aparência da pele" , explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez.

 
Desafie os lasers

Sem apressar o paciente, são muitos os lasers que vão atuar em profundidade, como é o caso do Multistation, que pode bioestimular o colágeno aquecendo as camadas mais profundas, ou a novidade do laser ultrarrápido Pico Ultra 300 . uma reorganização das fibras de colágeno, além de um aumento na produção dessas proteínas e sem agredir a primeira camada da pele . diz o Dr. Abdo.

 

O poder do ultrassom microfocado

Ainda no que diz respeito às tecnologias de consultório, elas também podem gerar economia de colágeno ou estimular a pele que precisa de mais firmeza. O Ultraction 3D, por exemplo, é uma tecnologia de ultrassom microfocado minimamente invasiva que produz energia mecânica. "Em contato com os tecidos (derme, tecido subcutâneo e músculo), a energia é convertida em calor, criando zonas de coagulação nesses tecidos, que estimulam a produção de colágeno. Em suma, o ultrassom é uma tecnologia que estimula a contração dos tecidos e a produção de novo colágeno, melhorando a qualidade da pele e promovendo o efeito lifting” , explica o dermatologista Dr Luis Henrique Moura.

Considere tomar suplementos

 

"Recomendo a reposição oral de colágeno tipo I e III para meus pacientes a partir dos 35 anos como forma de prevenção. Existem vários trabalhos científicos recentes que comprovam os benefícios desse suplemento. Acho fundamental tomar um suplemento oral de colágeno , preferencialmente combinado com antioxidantes e silício orgânico" , explica a Dra. Patrícia Mafra. Segundo a nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora em nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos, a adição do Exsynutriment é interessante nesses casos: "O silício estabilizado no colágeno marinho estimula a produção de elastina e ácido hialurônico, que aumentam o tom da pele", diz a nutricionista. Outros ativos que auxiliam nessa tarefa quando tomados por via oral são: In.Cell, Vitamina C, Bio-Arct e Glycoxil.

 

Cuidado com o consumo excessivo de açúcar
 

O excesso de açúcares na dieta é prejudicial ao tecido da pele. “Além da inflamação subclínica que atinge a pele, ela também é responsável por um processo chamado glicação, que nada mais é do que o excesso de glicose que se liga a proteínas que estruturam a derme, como o colágeno e a elastina, alterando suas funções e aparência. ”, explica a Dra. Marcella Garcez. Como resultado, a pele tende a ficar mais flácida.

 
 

Faça um teste genético

 

O teste dermatogenético é uma ferramenta importante para ajudar a identificar a melhor estratégia de prevenção e tratamento para o seu gene. Por exemplo, o genótipo do gene MMP1 está ligado a oito vezes a quebra normal de colágeno após a exposição ao sol. Há também o genótipo do gene COL1A1, ligado a um declínio na produção de colágeno ", explica o geneticista Dr. Marcelo Sady, pós-doutorando em genética e diretor administrativo da Multigene, empresa que realiza testes de genotipagem. “A revisão permite uma abordagem mais focada na rotina de cuidados com a pele de todos, com produtos e tratamentos específicos para entregar o que o tecido da pele mais precisa ”, diz a dermatologista Paola Pomerantzeff.

 

parar de fumar

Na fumaça do cigarro, existem bactérias e outras moléculas que têm poder inflamatório, aumentando o estresse oxidativo, segundo a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance. "Além disso, estudos mostram uma diminuição da quantidade de oxigênio na pele após um único cigarro. Já foi identificado um gene diretamente alterado pelo fumo nos pulmões (p53) que é responsável por câncer de pulmão e de pele" .

 

Exercício

O exercício é outro fator importante para retardar o processo de envelhecimento. "Durante a atividade física, toda a nossa circulação fica mais estressada. O sistema arterial (o sangue que "alimenta" os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo e, portanto, o fornecimento de nutrientes e oxigênio a todos os tecidos, inclusive a pele. Isso nutre a pele, deixando-a mais hidratada e radiante. Temos também um aumento de antioxidantes endógenos, que combatem as bactérias, preservando o colágeno; isso leva a um retardo do envelhecimento, com efeito antienvelhecimento" , explica a cirurgiã vascular Dra Aline Lamaita.

 

Modifique seu estresse

Estresse e ansiedade danificam as células da pele e seu processo de renovação. “Isso acontece porque os hormônios liberados encurtam os telômeros – camadas protetoras dos cromossomos cuja função é preservar o DNA. A consequência é o envelhecimento acelerado, causando rugas e manchas na pele ”, explica Beatriz. "Um dos efeitos do estresse psicológico é a alteração da flora intestinal, que acaba aumentando a absorção de substâncias nocivas à saúde e aumentando a quantidade de radicais livres. Os radicais livres alteram a estrutura do colágeno e provocam o envelhecimento da pele" , completa o médico.

Desacelere seu consumo

 

Além da desidratação, o álcool também pode levar a um processo inflamatório na pele. “A inflamação crônica causada pelo álcool piora a qualidade da pele, altera sua firmeza e elasticidade e acelera o envelhecimento cutâneo, além de favorecer o aparecimento de doenças como acne, psoríase, rosácea e dermatite seborreica ”, afirma Dr. Daniel Cassiano.

 

Dormir!

 

Nossos corpos usam nossas horas de sono para reparar os danos, e é por isso que o uso de produtos noturnos contendo antioxidantes pode ajudar. "Lembre-se de dormir pelo menos 8 horas" , conclui o Dr. Abdo Salomão.