Aplicações da Oncogenética na Prática Clínica CY1PB1 e COMT

Aplicações da Oncogenética na Prática Clínica


Genes CYP1B1 e COMT e sua relação com o risco de câncer de mama e próstata.


Uso de Ferramentas da Oncogenética para minimizar o risco de câncer de mama e próstata – Parte 1


Marcelo Sady Plácido Ladeira

O gene CYP1B1 codifica a enzima CYP1B1, que tem várias funções, entre elas catalisar a 4-hidroxilação de estrona transformando-a em 4-hidroxiestrona, que é capaz de induzir a formação de aductos de DNA, um tipo de lesão que se não for adequadamente reparada pode levar a mutações que podem induzir diversos tipos de câncer, especialmente câncer de mama e próstata. CYP1B1 também ativa muitos hidrocarbonetos polcíclicos aromáticos e arilaminas, as quais podem ser produzidas durante o preparo do alimento e podem, após metabolisadas, induzir lesões no DNA.

O gene CYP1B1 possui vários polimorfismos, cujas variantes alélicas de risco podem levar a maior atividade enzimática, consequentemente maior produção de 4-hidroxiestrona, que é inativada pela ação da enzima catechol-O-methiltransferase (COMT), levando a formação de 4 metilhidroxiestrona. O gene COMT apresenta o polimorfismo rs4680 cujo alelo A em homozigose pode levar a redução da eficiência enzimática em 3 a 4 vezes, o que leva a acúmulo de 4-hidroxiestrona e significativo maior risco de câncer, nesse contexto, principalmente aumento do risco de câncer de mama e próstata.

Portadores do alelo G do polimorfismo rs1056836 do gene CYP1B1 e alelo A do polimorfismo rs4680 do gene COMT, o que leva a redução da eficiência enzimática e menores níveis de inativação de 4-hidroestrona, apresentam significativo aumento do risco de câncer de mama e próstata. Neste caso é muito importante o monitoramento dos níveis de 4-hidroestrona e aumento da ingestão ou se for o caso, suplementação com metilfolato, B6, B9. B12, zinco e magnésio para otimizar a atividade da COMT e minimizar a suscetibilidade genética.

Profissional saiba mais sobre a associação dos genes CYP1B1 e COMT no nosso curso: Aplicações da Oncogenética na Prática Clínica – Módulo Básico.
Saiba mais: www.multigene.med.br
Tel: 14-99178-3299