Medicina e Nutrição de Precisão: Genética, Predição e Prevenção de Doenças e Otimização de Tratamentos
Há diversas doenças hereditárias que são passadas de geração para geração por meio da genética. E existem ainda milhares de outras doenças que podem ser desenvolvidas ou agravadas por determinadas variantes genéticas.
Atualmente, o uso de exames genéticos para identificar susceptibilidade, prevenir ou tratar doenças vem crescendo consideravelmente. A área da oncologia, por exemplo, utiliza testes de genotipagem para diagnosticar câncer familiar e elaborar uma estratégia mais eficiente de prevenção.
Porém, entender genética humana oferece ferramentas importantes para prevenir e tratar as mais diversas enfermidades e melhorar a saúde de modo geral. O DNA influencia tudo o que diz respeito ao corpo, e fatores ambientes como estilo de vida também impactam a expressão dos genes.
Possuir tendência a uma certa doença não significa que ela aparecerá com certeza, uma vez que outras variantes, como a alimentação, também interferem nesse processo. Por isso, é importante conhecer nossos genes e aprender como melhorar a expressão das variantes genéticas benéficas e controlar a ação das aumentam o risco a problemas de saúde.
Mas a genética não se restringe apenas à saúde! Ela também influencia perfomance física e aparência da pele, por exemplo, podendo ser usada para melhorar treinos ou estética.
O universo de possibilidades da genética é infinito e quanto mais ela é estudada, mais aprendemos sobre seus usos e influencias nos mais diversos fatores em relação ao corpo e a mente.