Genes BRCA1 e BRCA2 e Risco Aumentado de Câncer de Próstata Familial

Genes BRCA1 e BRCA2 e Risco Aumentado de Câncer de Próstata Familial

No mundo, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. No Brasil, também (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA),

estima-se que em 2016  ocorreram 61.220 novos casos e em 2013, 13.772 mortes.  Um importante fator de risco para câncer de próstata é o histórico familiar. Parentes de primeiro grau apresentam risco 2 vezes maior de câncer de próstata. Esse risco pode ser quatro vezes maior se o parente de primeiro grau apresentou câncer de próstata com menos de 60 anos, o que enfatiza a importância dos fatores genéticos.

Os genes BRCA1 e BRCA2 codificam proteínas que atuam no sistema de reparo do DNA por  Recombinação Homóloga, vital para o reparo de quebras de fitas de dupla. Esses  genes  são famosos, devido a Angelina Joli e, principalmente, por sua associação com maior risco de desenvolvimento de câncer de mama em mulheres.

Entretanto, homens com mutações herdadas dos genes BRCA1 ou BRCA2 podem ter um risco 6 – 10% maior de apresentarem câncer de mama, salientando que 1 a 2% dos casos de cãncer de mama ocorrem em homens. Além disso, homens com mutações herdadas   dos genes BRCA1 ou BRCA2 podem ter um risco 3 a 8 X maior de desenvolverem câncer de próstata, maior risco de câncer de pâncreas e risco 11% maior de câncer esporádico.

Além dos genes BRCA1 BRCA2 que levam a maior risco de câncer de próstata, existem outros genes que também  levam a alto risco, risco intermediário ou baixo.  Quando é necessário o exame genético para predizer e previnir o risco de câncer de próstata familial? Quando ocorrem vários casos de câncer de próstata em várias gerações, quando parentes de primeiro grau desenvolveram câncer de próstata com menos de 50 anos, entre outros.

Previna-se!

Conheça o nosso perfil de Genotipagem para predição de risco do câncer de próstata.

Saiba mais: 08000011223.

www.multigene.med.br