Como a genética pode ajudar a perder peso

Como utilizar a  genética para otimizar  a perda de  peso?

 

Paciente querendo emagrecer.

Apresenta dificuldade para ganho de massa muscular

Sexo: Feminino

Idade: 46 anos.

TNF-α: 107,9.

Insulina: 12.

índice Homa: 5,8

            Paciente fez o Perfil de genotipagem para Nutrigenética master aonde são avaliados  22 perfis de genotipagem, entre eles o Perfil de Genotipagem para estimativa do risco de Obesidade e otimização da perda de peso.

Após três meses de intervenção baseada no genótipo:

Total aderência a estratégia terapêutica indicada.

Redução de 8,2 kg de massa gorda e aumento de 5,6 Kg de massa muscular.

TNF-α: 0,73

Insulina: 6,8.

índice Homa: 3,8.

Diminuição dos níveis de PCR, IL-6, IL1-β, glicose em jejum, entre outros.

Exemplo de laudo do  Perfil de Genotipagem para estimativa do risco de Obesidade e otimização da perda de peso

A Multigene disponibiliza consultoria gratuita via skype para que o seu nutricionista ou médico tire qualquer dúvida com relação ao laudo

            Risco para desenvolvimento de obesidade e sobrepeso

            O seu genótipo leva a um risco médio para obesidade. Portanto, a Sra.  deve adotar uma série de cuidados para não ganhar peso ou para perder peso de maneira saudável. Uma maneira de acelerar a sua perda de peso refere-se ao genótipo do gene FTO. Foi demonstrado que portadores do alelo A que consomem mais que uma vez por semana alimentos fritos apresentam maior escore de risco genético para aumento de IMC e consequente obesidade (Qibin et al., 2014). Portanto, parece interessante que a Sra. reduza ou não consuma alimentos fritos. É importante salientar que a presença do Alelo A a  torna sensível a ingestão de gordura saturada, podendo aumentar o risco de obesidade. A Sra. é portadora do alelo G do polimorfismo rs1137100 do gene  LEPR, que leva a menor  expressão gênica, consequente menor captação da leptina e maior risco de resistência a leptina, o que diminui a sensação de saciedade. Trabalhos recentes tem associado a suplementação com melatonina  a aumento da expressão de  LEPR e aumento da sensação de saciedade, o que pode minimizar  sua  suscetibilidade genética. A Sra. também é portadora do alelo G do polimorfismo rs925946 do gene BDNF, o que  implica em maior desejo por beliscar entre as refeições, o que pode ser interessante se a Sra.  consumir petiscos saudáveis, como castanha do Pará, amêndoas, avelã, frutas, etc. Por favor, consulte seu nutricionista ou médico. Entretanto, o consumo de ômega 3 pode aumentar a expressão de BDNF e minimizar sua necessidade de beliscar entre as refeições.

Balanço energético

            O gene UCP1 codifica a proteína UCP1 que atua no processo de termogênese. Portadores do genótipo GA, como a Sra., tendem a apresentar menores taxas metabólicas de repouso, aproximadamente 11% menor, consequentemente gastam menos energia, o que favorece o ganho de peso. Em virtude disto, é interessante que o seu consumo/gasto  de calorias seja mais restrito, em torno de 150 calorias a mais (nesse contexto) para otimizar a perda de peso. Por exemplo, se normalmente se usa uma diminuição de 500 calorias via restrição de consumo ou  energia gasta em atividade física, a Sra.   precisará de pelo menos 650 calorias de redução/gasto a mais por dia. Por favor, consulte seu nutricionista ou médico. Além disso, você também é portadora do alelo A do polimorfismo rs659366 do gene UCP2, que também atua na termogênese. Portanto, a sua restrição calórica visando a perda de peso precisa ser mais restrita ainda. O seu genótipo do gene MC4R, também favorece o menor gasto energético e consequente acúmulo de peso. É interessante o consumo de fibras e fitoterápicos para levar a maior sensação de saciedade e atividade física para maior gasto energético, 150 minutos de atividade física moderada ou intensa por semana podem amenizar a suscetibilidade genética relacionada ao alelo A do gene FTO. A Sra. pode apresentar boa resposta com chá de cavalinha.

Tipo de Dieta Recomendada

            Devido ao seu genótipo dos genes FTO, APOA2, TCF7L2 , INSIG2, ADIPOQ e  PLIN1, a dieta balanceada com adequado consumo de gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas é a mais indicada.

Composição de Macronutrientes da Dieta - Carboidratos

            Os portadores do alelo G do polimorfismo rs1042714  do gene ADRB2, devem ingerir no máximo 49% das calorias totais provenientes de carboidratos. Alguns trabalhos tem demonstrado que portadores do genótipo GG  do polimorfismo rs894160 do gene PLIN1 e alelo T do polimorfismo rs4994 do gene ADRB3, como a Sra.,  apresentam  boa perda de peso após dieta hipocalórica. Portadores do alelo G apresentam, boa perda de peso após dieta hipocalórica e menor circunferência da cintura quando consomem menos de 144 g/dia de carboidratos Além disso, a Sra. também é portadora do alelo A do polimorfismo rs9939609 do gene FTO, o que segundo alguns estudos pode aumentar seu IMC e circunferência da cintura se a Sra. for submetida a uma dieta com  baixa ingestão de carboidratos (<39,6% de energia). Então segundo os artigos científicos é melhor a Sra. ingerir, mais de 39,6% de energia proveniente de carboidratos, mas não ultrapassar 49% de calorias totais provenientes de carboidratos. Se a Sra. precisar ingerir menos carboidratos será necessário o consumo de fibras e fitoterápicos. A Sra. é portadora do genótipo GG do polimorfismo analisado do gene PGC1-α, constante no perfil de Biogênese Mitocondrial, o que leva a maior sensibilidade ao consumo de carboidratos simples e dificulta o seu ganho de massa muscular. Em virtude disto, é interessante que a Sra. diminua o seu consumo de carboidratos simples. Por favor, consulte seu nutricionista ou médico.

Composição de Macronutrientes da Dieta - Proteína

            Uma maneira de acelerar a sua perda de peso, se for o caso,  refere-se ao genótipo do gene FTO. Estudos recentes tem sugerido que portadores do alelo A do polimorfismo rs9939609 do gene FTO  podem apresentar menor desejo por alimentos, menor apetite e maior perda de peso  após intervenção com dieta hipocalórica e hiperproteíca (25%- 40%) (Huang et al., 2014). Cuidado com dieta hiperproteíca, por favor consulte seu médico ou nutricionista.

Composição de Macronutrientes da Dieta - Gorduras

            É importante salientar que a presença do alelo A do polimorfismo rs9939609 do gene FTO  a  torna sensível a ingestão de gordura saturada, podendo aumentar o risco de obesidade. Além disso, a Sra.  também é portadora do alelo C do polimorfismo rs5082 do gene APOA2, que leva a aumento de peso quando submetidos a dieta rica em gordura, principalmente gordura saturada. Estudos realizados em várias populações tem demonstrado que os portadores do alelo C quando submetidos a mais de 22,7g diários de gordura saturada tendem a ganhar peso. Além disso, devido ao alelo C do polimorfismo rs7566605 do gene INSIG2  a Sra. apresenta risco aumentado de acúmulo de gordura subcutânea, a presença do alelo T do polimorfismo rs7903146 do gene TCF7L2 também leva a maior sensibilidade ao consumo de gorduras. Portanto é importante que o seu consumo de gordura saturada não exceda a 22,7 g/dia ou 8%. Devido ao seu genótipo dos polimorfismos estudados dos genes APOA2, TCF7L2, INSIG2  e  PPAR-γ  o seu limite de consumo de gordura total não deve exceder a 25%. Portanto, dieta cetogênica não é adequada para a Sra. Além disso, o seu genótipo do gene ACE e APOE , constantes no perfil de genotipagem para doenças cardiovasculares, também levam a maior sensibilidade ao consumo de  gordura, pois o alelo D do polimorfismo analisado do gene ACE pode levar ao dobro da expressão do gene ACE, o que pode levar  ao aumento da pressão sanguínea e maior risco de doenças cardiovasculares, diante do alto consumo de gordura (45%) e o alelo E4 do gene APOE leva a maior risco de processo neuroinflmatório e Alzheimer com consumo de gordura saturada ≥ 8%.  Por favor, consulte seu nutricionista ou médico.

Composição de Macronutrientes da Dieta – Gordura Monoinsaturada

            Devido ao alelo A do polimorfismo rs17300539 do gene ADIPOQ uma dieta com  ≥13% de energia proveniente de gordura monoinsaturada (MUFA), pode lhe trazer benefícios e melhorar a sua perda de peso.

Composição de Macronutrientes da Dieta – Gordura Polinsaturada

            O seu alelo A do polimorfismo rs402341 do gene BDNF, também pode favorecer a sua perda de peso com o consumo de gorduras poliinsaturadas (PUFA). A Sra. é portadora de alelos do polimorfismo analisado do gene APOA5, que sugerem o consumo de PUFA  em torno de 6%.

Potencial de Perda de Peso

            A Sra é portadora do genótipo  AT do polimorfismo rs9939609 do gene FTO e genótipos favoráveis  dos   polimorfismos analisados do gene NRF2, os quais foram associados a maior perda de peso.  

Potencial para Recuperação de Peso

            A Sra. é  portadora de alelos de risco dos genes ADRB2, ADRB3, BDNF e UCP1 que favorecem a rápida recuperação de peso.

Perda de Peso com Atividade Física

            O  genótipo 5X do gene HSl, leva a  melhor perda de peso com atividade física intervalada. Alguns estudos relataram que portadores do alelo  T do polimorfismo  rs4994 do gene ADRB3, como a Sra, perdem maior percentual de massa gorda após 24 semanas de exercício aeróbico supervisionado. Por favor, consulte um Educador Físico.

Outras Considerações

            A Sra. é portadora de alelos de risco dos polimorfismos analisados dos genes TNF-α e IL-6, constantes no perfil de Genotipagem para Inflamação, que levam a um processo inflamatório mais intenso. Portanto, a Sra. apresenta maior suscetibilidade a inflamação mais intensa, o que também está associado a maior risco de obesidade. Em virtude disto, para equilibrar a expressão de TNF-α é interessante o aumento do consumo ou suplementação  de curcumina, berberina, chá-verde, resveratrol, canela e alcaçuz, por exemplo. Por favor, consulte seu médico ou nutricionista. Para equilibrar a expressão de IL-6 é aconselhável a ingestão de azeite de oliva, mirtilo, framboesas, aveia, uva vermelha, caju, alho e espirulina, por exemplo. Por favor, observe as sugestões constantes nos laudos dos Perfis de Genotipagem para  Detoxificação e Resposta Antioxidante e Necessidade de Vitaminas e Minerais.

Saiba mais: 08000011223.

www.multigene.med.br