Quer minimizar o risco de algumas lesões?

Quer minimizar o risco de algumas lesões?


Gene MMP3
Marcelo Sady Plácido Ladeira


Lesões músculo esqueléticas dos tecidos moles, tais como tendinopatia de Aquiles e rupturas de ligamentos são comum entre os atletas de elite, atletas amadores e indivíduos fisicamente ativos (September et al, 2012).

As consequências da lesão podem ser devastadoras e impedir que o atleta recreacional ou competitivo alcance seu potencial ou pior ainda pode levar ao fim prematuro de carreiras (September et al, 2012). A compreensão dos mecanismos biológicos envolvidos nessas lesões pode ajudar no tratamento e prevenção. O risco dessas lesões está associado com a interação de fatores ambientais e fatores genéticos, que podem ser utilizados para predição de risco, prevenção, reabilitação e tratamento personalizados (September et al, 2012).

Já foram descritos vários genes e suas variantes genéticas associadas a maior risco de lesões. Entre eles, o gene MMP3 que codifica a metaloproteinase 3 (MMP3), que atua também degradando o colágeno existente nas fibras que constituem o tendão de Aquiles. O gene MMP3 tem três variantes genéticas importantes, cujos alelos de risco levam a maior expressão de MMP3 e consequente maior risco de degração de colágeno e maiores riscos de tendinopatia de Aquiles.

Portadores do alelo G do polimorfismo rs6769620 em homozigose apresentam risco 2,5 X maior de tendinopatia de Aquiles; rs591058, genótipo CC risco 2,3 x maior e polimorfismo rs650108, genótipo AA risco 4,9 x maior. Esse risco pode ser amenizado com o consumo de curcumina, quercetina e berberina, por exemplo, que além de diminuírem a intensidade do processo inflamatório também podem levar a diminuição da expressão excessiva de MMP3, consequentemente minimizando o risco de desenvolvimento de tendinopatia de Aquiles e diminuindo, quando for o caso, o tempo de recuperação. Conheça o nosso perfil de genotipagem em Atleticogenética! Previna-se!


O gene MMP3 é um dos genes que fazem parte do nosso perfil de genotipagem em Atleticogenética.
Saiba mais: 08000011223