Adequados Níveis de Vitamina D mantém Homeostase Gastrointestinal

Adequados Níveis de Vitamina D mantém Homeostase Gastrointestinal

Níveis de Vitamina D e doença de Chron

Marcelo Sady Plácido Ladeira



O receptor de vitamina D foi identificado em células do sistema imunológico em 1983 e gerou a suposição de que a vitamina D atuaria como agente modulador do sistema imunológico, afetando várias doenças inclusive doença inflamatória intestinal (IBD), cuja incidência tem aumentado nos últimos anos. Kabbaniet al (2016), demonstraram que pacientes com doença de Crohn (n = 597) ou colite ulcerosa (n = 368), com baixos níveis de vitamina D (<30 ng / ml) tiveram piores resultados em 5 anos, incluindo o aumento da necessidade de serviços de cuidados de saúde, dor, maiores pontuações de atividades da doença e pior qualidade de vida. Níveis adequados de vitamina D mantém a homeostase gastrointestinal, pois células T (TREG), natural killer T (iNKT) e CD8αα+ T necessitam de vitamina D para o seu adequado desenvolvimento e função.

Na deficiência de vitamina D o número dessas células diminui e há o aumento de células CD4+ T, que preferencialmente se desenvolvem em TH1 e TH17, as quais secretam altos níveis de citocinas pró-inflamatórias, resultando em inflamação. Melhora dos níveis de vitamina D restaura os números e funções das células TREG, iNKT e CD8αα+ T no intestino, resultando no aumento dos níveis de citocinas anti-inflamatórias como IL-10. A Vitamina D também inibe o desenvolvimento e função das células pró-inflamatórias TH1 e TH17, restaurando a homeostase gastrointestinal. Os níveis de vitamina D são afetados pela exposição a luz solar, pela dieta e principalmente por genótipos de vários genes envolvidos no metabolismo da vitamina D.

Apenas 25% dos níveis de interindividualidade da vitamina D estão relacionados a dieta, suplementação e exposição a luz solar. Os outros 75% estão associados a fatores genéticos. Vários estudos relatam que indivíduos portadores de alelos que comprometem a eficiência do metabolismo da vitamina D necessitam de doses maiores para atingir os níveis ideais de vitamina D circulante. Portanto, o genótipo influencia diretamente a necessidade individual de vitamina D. Por exemplo: O gene DHRC7 codifica a enzima 7-desidrocolesterol redutase, que atua convertendo a 7-desidrocolesterol (7-DHC) em colesterol, removendo assim o substrato a partir da via de síntese da vitamina D3.

Atua levando a formação de pré-vitamina D após a exposição ao sol. Portadores do alelo G do polimorfismo rs127858878 do gene DHRC7 produzem menos pré-vitamina D quando expostos ao sol. Portanto, podem necessitar de maior aporte de vitamina D via dieta ou suplementação. Portadores do alelo G do polimorfismo rs2282679 do gene GC, podem apresentar níveis plasmáticos de vitamina D até 63% menores e portadores do alelo G do polimorfismo rs10741657 do gene CYP2R1, podem apresentar risco 357% maior de insuficiência de vitamina D. Existem outros genes associados aos níveis de vitamina D.

Traduzido e adaptado de Cantorna. Vitamin D and IBD: moving towards clinica ltrials. Nature Reviews Gastroenterology and Hepatology, 2016.

Referência Bibliográfica: 
Kabbaniet al. Association of vitamin D level with clinical status in inflammatory bowel disease: a 5 year longitudinal study. Am. J. Gastroenterol.http://dx.doi.org/10.1038/ajg.2016.53 (2016)

Saiba mais sobre as aplicações das ferramentas da genética e epigenética na prática clínica nos nossos cursos.

www.multigene.med.br

Tel: 14-99178-3299